QUEM SOMOS


O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação, abreviadamente designado por «INIDE», é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. O INIDE tem natureza jurídica de Instituto Público integrado no Sector Administrativo ou Social, com a categoria de estabelecimento público, nos termos da legislação vigente sobre os institutos públicos.

Objecto

O INIDE tem por escopo estudar e acompanhar o desenvolvimento do sistema de educação, proceder à avaliação das aprendizagens, elaborar os currículos e materiais afins e propor medidas de políticas susceptíveis de produzir inovações e garantir a qualidade do ensino nos níveis primário e secundário.

Missão

O INIDE tem a missão de coordenar, executar e monitorar as políticas de investigação pedagógica e educacional, conceber e elaborar estudos, currículos e outros materiais pedagógicos, que permitam a realização e aperfeiçoamento permanente do processo docente-educativo nos níveis da Educação Pré-escolar, Ensino Primário e Secundário.

Sede e âmbito

INIDE é um Instituto Público vocacionado ao estudo e acompanhamento do desenvolvimento do sistema de educação, visando garantir a qualidade e a excelência no ensino primário e secundário. O INIDE tem a sua sede em Luanda, é de âmbito nacional e pode criar representações a nível local, nos termos da lei. As actividades do INIDE são geridas pelos seguintes valores institucionais: Excelência, rigor, inovação, cooperação, espirito de equipa, auto-responsabilidade e integridade.

a) Estudar, analisar e avaliar permanentemente o desenvolvimento do processo docente-educativo nos Níveis da Educação Pré-escolar, Ensino Primário e Secundário;
b) Elaborar, experimentar e avaliar os currículos do Ensino Primário e Secundário;
c) Organizar, orientar e realizar a investigação pedagógica a nível nacional;
d) Estudar e elaborar o Sistema Nacional de Avaliação e Inovação Educacional em colaboração com as direcções de ensino;
e) Elaborar e organizar a realização dos exames nacionais;
f) Propor centros de realização e classificação de exames nacionais;
g) Organizar ou colaborar na realização dos seminários de superação pedagógica e outras actividades que sejam por si programadas ou pelas diferentes estruturas do Departamento Ministerial responsável pelo Sector da Educação;
h) Estudar e analisar permanentemente o desenvolvimento dos sistemas educativos de outros países, particularmente africanos e outros em vias de desenvolvimento, bem como dos países melhor classificados pelo sistema de avaliação «PISA»;
i) Adquirir, elaborar, organizar e divulgar o material bibliográfico necessário à boa execução das tarefas que lhe são acometidas;
j) Cooperar no âmbito das suas atribuições, com organismos similares, nacionais e estrangeiros;
k) Participar em congressos e noutros eventos nacionais e internacionais, cuja matéria se relacione com o seu escopo;
l) Promover a realização de cursos de aperfeiçoamento, actualização de conhecimentos e estágios para os trabalhadores dos diferentes níveis do INIDE;
m) Recrutar técnicos nacionais e estrangeiros com elevado índice de qualidade, necessários ao desenvolvimento das suas actividades;
n) Seleccionar as escolas experimentais, centros provinciais e municipais onde se possa levar a cabo as investigações;
o) Emitir pareceres sobre questões relacionadas com o desenvolvimento da educação;
p) Promover e apoiar a realização de congressos, conferências e jornadas científicas;
q) Promover a identificação de professores, técnicos e alunos com potencialidades para a iniciação científica e inovações educacionais;
r) Promover, em coordenação com outras instituições, o desenvolvimento e a qualidade do ensino da História e Geografia de Angola, bem como da língua oficial, Línguas nacionais, Língua inglesa, da Matemática e das Ciências;
s) Exercer as demais atribuições estabelecidas por lei ou determinadas superiormente.
1. Órgãos de Gestão:
a) Conselho Directivo;
b) Director Geral;
c) Conselho Fiscal;
d) Conselho Técnico-Pedagógico.
2. Serviços de Apoio Agrupados:
a) Departamento de Apoio ao Director Geral;
b) Departamento de Administração e Serviços Gerais;
c) Departamento de Recursos Humanos e das Tecnologias de Informação.
3. Serviços Executivos:
a) Departamento de Educação Pré-Escolar e Ensino Primário;
b) Departamento do Ensino Secundário;
c) Departamento de Inovação Educacional.
4. Serviços Locais:
a) Serviços Provinciais;
b) Centro de Reprodução;
c) Centro de Armazenamento e Distribuição.
O INIDE pretende tornar-se nos próximos tempos numa instituição de excelência dedicada à investigação pedagógica e educacional para promover continuamente a qualidade do ensino. Para isso, poderá:

a) Apostar na formação contínua dos seus técnicos em todos os domínios, com maior incidência nos conhecimentos e práticas de investigação cientíca;
b) Produzir conhecimentos cientícos tendo em vista a articulação dos saberes universais com os saberes locais, no âmbito do desenho, desenvolvimento curricular e avaliação curricular;
C) Envolver os actores do sistema educativo (alunos, professores, gestores escolares), sociedade civil e outros agentes interessados na discussão das inovações de fórum educacional;
d) Promover o intercâmbio com outras instituições congéneres a nível do continente africano e do mundo;
e) Estabelecer parcerias entre instituições voltadas à investigação pedagógica e educacional a nível nacional e internacional;
f) Trabalhar no sentido de conceber currículos que contenham conteúdos vivos porque contextualizados às especidades Locais.